Sexta-feira, 7 de Março de 2008

Bairro da Beira-Mar

O bairro mais típico e popular da cidade, com parte do seu casario de janela e porta ou, mais amplas, algumas casas de porta ao meio e uma janela de cada lado, térreas, brancas de cal ou policromas de azulejo. Não eram sinal de pobreza, mas sim, um abrigo para marnotos e pescadores, nas horas incertas e quando havia que suspender a faina. Normalmente a casa era o barco e nele decorria toda a vida familiar. Daqui resultava confiança e coesão entre as pessoas, virtudes que na “beira-mar” se mantêm, apesar dos tempos.
De realçar ainda, neste bairro:
    - A praça do peixe com o seu belo chafariz, datado de 1876;

    - O mercado, único exemplar sobrevivente, na cidade, do “estilo Eiffel”, que apesar de bastante alterado, mantém no essencial a confecção que foi moda.

   - A capela de S.Gonçalo, familiarmente designado S.Gonçalinho, o santinho mais querido e milagreiro, sempre pronto a atender os pedidos destas gentes, sobretudo os do coração, a velhas, viúvas e solteironas. Entre 8-10 de Janeiro decorre, nesta igreja, um dos mais tradicionais festejos, em que são lançadas dezenas de quilos de cavacas, do alto da capela, sobre a multidão que as aguarda, como bênção do santo padroeiro, após o que se segue a Dança dos Mancos, desenrolada entre mulheres, em volta do santo.
   - Cais dos Botirões
   - Cais dos Mercantéis
   - Canal de S.Roque : longa artéria, por onde se estendiam , sobretudo, os mestres da construção naval dos séc. XV-XVI-XVIII, aos quais os reis deram privilégios sucessivos e importância social. Ainda hoje, conserva os seus palheiros de sal, que não perderam o seu cunho de serventia na safra do sal.
Daqui se pode avistar as quadriculadas marinhas de sal, intercaladas com algumas pirâmides de sal, montes cristalinos da safra estival.

publicado por Grupo 4 às 18:00
link do post | comentar | favorito

Mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
31

Posts recentes

Poster

VUGA

GPS

Feira de Artesanato

Exposições

Festas do Município

Exposição de Fotografia “...

A Regata Internacional Ro...

Câmara de Aveiro prepara ...

Rota da Luz e Privetur qu...

Arquivos

Links

blogs SAPO

subscrever feeds