Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

Ria e Moliceiros

Uma das principais atracções de Aveiro, pela qual a cidade ficou conhecida por "Veneza de Portugal", é a sua famosa Ria.

Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. Ainda que tenha vindo a perder, de ano para ano, a importância que já teve na economia aveirense, a produção de sal, utilizando técnicas milenares, é, ainda, uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.

Abarca onze mil hectares, dos quais seis mil estão permanentemente alagados, desdobra-se em quatro importantes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Nela desaguam o rio Vouga, o Antuã, o Boco e o Fontão, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso ao Porto de Aveiro, de embarcações de grande porte.

A Ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do século XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa. Estende-se, pelo interior, paralelamente ao mar, numa distância de 45 quilómetros e com uma largura máxima de onze quilómetros, no sentido Este-Oeste, desde Ovar até Mira.

 

A ria de Aveiro é bastante utilizada para fins turísticos, nomeadamente através dos seus barcos característicos, os moliceiros.

Estes barcos eram utilizados para a apanha do moliço, mas actualmente são mais usados para fins turísticos. É um dos ex-libris de Aveiro. De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, que era o principal adubo usado nas terras agrícolas de Aveiro.
Ria e barcos Moliceiros  Salinas Moliceiros  Monte de Sal
publicado por Grupo 4 às 16:51
link do post | comentar | favorito

Mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
31

Posts recentes

Poster

VUGA

GPS

Feira de Artesanato

Exposições

Festas do Município

Exposição de Fotografia “...

A Regata Internacional Ro...

Câmara de Aveiro prepara ...

Rota da Luz e Privetur qu...

Arquivos

Links

blogs SAPO

subscrever feeds