Terça-feira, 15 de Abril de 2008

Rota da Luz e Privetur querem impulsionar turismo rural

Catapultar o Turismo em Espaço Rural para um novo patamar de reconhecimento, realização de receitas e desenvolvimento. É a ideia-chave que está na base de um protocolo assinado na terça-feira, entre a Região de Turismo Rota da Luz e a Privetur – Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural.
O acordo foi firmado entre Pedro Silva, presidente da Rota da Luz, e Celina Lemos Godinho, presidente da Privetur, ambicionando o estabelecimento de uma sinergia que estabeleça a região Centro como uma zona "piloto" no incremento do turismo rural.
Segundo Celina Lemos, Portugal possui uma taxa de ocupação em unidades de turismo rural de 14,5 por cento, muito inferior à média europeia, que ronda os 30 por cento, o que é "dramático". A seu ver, "falta uma estratégia para o turismo em espaço rural que permita que ele se desenvolva à semelhança de outros países. Portugal esquece-se que estes ‘pequenos’ investimentos, todos somados, têm uma fortíssima capacidade de retorno", garante.
A Privetur ambiciona que o turismo rural represente, nos próximos anos, "cinco por cento da receita turística total". "Isto é fácil, basta que haja vontade política, o que até agora não houve", aponta a responsável da Associação.
Uma das metas almejadas pela Privetur é que em Portugal se chegue, pelo menos, à disponibilização de 1000 casas de turismo rural. Estima-se que existam cerca de 30 unidades, neste momento, em toda a região Centro.
A estratégia passa por aproveitar casas já construídas e recuperá-las, dotando-as da comodidade e conforto necessários.

publicado por Grupo 4 às 18:32
link do post | comentar | favorito

Mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
28
29
31

Posts recentes

Poster

VUGA

GPS

Feira de Artesanato

Exposições

Festas do Município

Exposição de Fotografia “...

A Regata Internacional Ro...

Câmara de Aveiro prepara ...

Rota da Luz e Privetur qu...

Arquivos

Links

blogs SAPO

subscrever feeds